| |

Cuidados Gerais no Peeling

Antes do Peeling

É muito importante que, antes da realização do procedimento, o ambiente(local do procedimento) seja bem iluminado para prover uma boa observação do eritema local, bem como uma boa avaliação da pele é muito importante para o sucesso do tratamento.

Não é sugerido que faça o procedimento logo após a avaliação. Recomenda a preparação da pele em home care (em casa), é o processo de aclimatação , utilizando produtos de acordo com a afecção que esta tratando, por exemplo, acne, rejuvenescimento, clareamento. Pois tem como objetivo preparar a pele para um peeling mais uniforme em consultório e, com isso, prevenir possíveis efeitos adversos, como manchas hipercrômicas. Neste período fica proibido a exposição solar excessiva.

Já no procedimento de consultório, a preparação também é relevante, removendo sujidades de substâncias existentes na superfície cutânea. Pois, com isso eliminam-se barreiras que dificultam a penetração dos peelings (químico, enzimático, entre outros).

É importante informar ao paciente como será realizado o tratamento, como age, seus limites e cuidados, a presença de possível eritema e a irritabilidade. Para isso, é sugerido utilizar termo de consentimento esclarecido, para que o cliente assine, concordando com as condições do programa de tratamento personalizado.

Dicas Importantes:

  • Ingerir 2 (dois) litros de água por dia para acelerar o processo de hidratação e cicatrização;
  • Evitar o fumo, o consumo de bebidas alcoólicas, roupas apertadas sobre região de aplicação, e faltar às consultas seguintes, para não retardar o processo do tratamento;
  • A utilização dos produtos prescritos pelo profissional para o uso em casa;
  • Não é permitido o uso de produtos não prescritos pelo profissional, caso isso ocorra, ele não se responsabilizará pelos danos.
  • A exposição solar fica suspensa até o término do tratamento.
  • Caso a pele descame, não é indicada sua retirada. O indicado é que caia naturalmente para evitar manchas, cicatrizes na pele.
  • Em caso de prurido (coceira), aplicar fluído com a ação hidratante, refrescante na região.
  • Fazer acompanhamento fotográfico entre as sessões, por meio de imagens antes de após o peeling.
  • Fazer limpeza de pele (quando houver necessidade) antes de começar o tratamento de peeling.

Principais interferências: Em geral, o intervalo entre as sessões é de acordo com agressão feita, fototipo, biotipo de pele, estilo de vida do paciente, idade, cicatrização.

Isso também dependerá da sensibilidade e do metabolismo de cada pele, pois quanto mais seca, maior será o intervalo entre as sessões. Já no caso de peles oleosas, o tempo é menor, pela dificuldade da penetração dos ativos na pele.

Aos benefícios obtidos, vão de efeito acumulativo após cada uma das sessões, tendo em vista a reestruturação e a melhor qualidade da pele à medida que o tratamento avança.

Referências:

JAHARA,R. S. Terapêutica por ácidos. In: Borges, F. S. Dermato-Funcional: modalidade terapêuticas nas disfunções estéticas.2ed. São Paulo:Phorte,2010.

GUINOT,C. et.al. Relative Contribution of Intrinsic vs Extrinsic Factors to Skin Aging as Determined by a Validated Skin Age Score. Archives of dermatology,v.138,n11,2002.

BORGES, Fábio dos Santos; SCORZA, Flávia Acedo. Terapêutica em estética: conceitos e técnicas. São Paulo: Phorte, 2016.

Similar Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *