Cuidados com a Pele da Gestante

A gravidez é um período em que o corpo passa por muitas mudanças visuais e hormonais. Além do crescimento da barriga, a pele fica mais sensível e pode haver o aparecimento do cloasma, estrias.

Algumas opções de ativos recomendados:

Vitaminas; argireline, ácido hialurônico, extratos vegetais: extrato glicólico de açaí, acerola, alecrim, algas, aloe vera, aveia, barbatimão, bardana, camomila, cavalinha, castanha da índia, chá verde, hamamélis, erva doce,

Alguns restritos e proibidos:

ácido alfa lipoico, retinóides tópicos, peptídeos de cobre.

Alterações do organismo no período da gestação

No período gestacional, ocorrem intensas alterações e adaptações no organismo feminino e estas alterações levam as gestantes a relatarem incômodos desde desconforto a edema dos membros.

Drenagem linfática

Drenagem linfática – É uma das técnicas de massoterapia utilizada para diminuição do
edema gestacional. Na gestação é como um processo fisiológico compreendido pela sequência de adaptações ocorridas no corpo da mulher a partir da fertilização. Ao longo das prováveis 39 semanas de gestação a mulher está sujeita a estas adaptações fisiológicas e anatômicas.

Comprometimento na circulação: Edema

A pressão venosa nos membros inferiores aumenta cerca de três vezes, devido à
compressão que o útero exerce na veia cava inferior que é a principal veia que transporta o
sangue venoso do abdômen e dos membros inferiores para o coração e nas veias pélvicas
agravando se na posição ortostática parada, ou seja, parada, ocorrendo aprisionamento nas
pernas e coxas, justificando o edema gravitacional de membros inferiores.

Edema:

O edema de membros inferiores é um dos sinais mais comuns neste período, destacando se como um dos mais desconfortáveis para as mulheres afetadas, pois, com frequência , associa estes sintomas:

• Dor;
• Cansaço;
• Sensação de peso;
• Queimação e dormência nos pés e pernas acometidos.

Além do componente estético que tanto incomoda as mulheres.

Lipodistrofia e celulite no período gestacional

Desenvolvimento irregular do tecido conjuntivo adiposo subcutâneo ou gordura localizada pode ser genético, produzido por alterações posturais ou circulatórias.

Na lipodistrofia os adipócitos apresentam-se aumentados, com uma quantidade de triglicerídeos maiores que outras regiões.

Os tratamentos estéticos recomendados para o período gestacional pode conter ativos que atuam também no tratamento da Lipodistrodia.

O metabolismo local pode se apresentar lento, mas sem maiores transtornos. Já o tecido adiposo é o
tecido conjuntivo frouxo que Quando aumentado, apresenta irregularidade e uma aparência ondulada, confundindo com a celulite.

Técnica manual:

Diversos estudos indicam que a drenagem linfática manual pode ser aliada para redução dos edemas, estimulando circulação venosa e linfática e reduzindo retenção de líquidos podendo gerar relaxamento, melhor oxigenação dos tecidos, melhoria da defesa imunológica e ação anti-inflamatória.

Combinação da drenagem com a ventosaterapia

Ventosas de silicone (fotos abaixo) macia e super prática, dispensa a pistola pois possui uma bomba de vácuo para a aplicação.
A elasticidade deste material permite a aplicação em locais que normalmente são difíceis de ajustar pulso, joelhos, etc.
A ventosaterapia é uma técnica advinda da Medicina Tradicional Chinesa para o alívio de dores, melhora da circulação sanguínea e do equilíbrio das energias vitais corporais, bem como, auxilia também na eliminação de líquido retido.

Sugestão de protocolo:

Dreno Redux (drenagem linfática corporal)

  • Redução efetiva do edema corporal;
  • Colabora com a redução de medidas;
  • Minimiza a celulite.
  1. PEELING ENZIMÁTICO CORPORAL 3 EM 1 CAFEÍNA 24 H – Aplicar sobre a região a ser tratada com movimentos circulares. Remover o excesso com gaze seca ou toalha.
  2. CREME PARA DRENAGEM LINFÁTICA – Realizar a drenagem linfática respeitando o estado gestacional da paciente. Utilizar as ventosas em regiões que houver necessidade de ativação maior da circulação para melhora do quadro da celulite.
  3. REDUX CREME DE MASSAGEM CAFEÍNA 24 HORAS -Realizar a drenagem linfática respeitando o estado gestacional da paciente. Utilizar as ventosas em regiões que houver necessidade de ativação maior da circulação para melhora do quadro da celulite.

Home care:

Bio essential oil body – Óleo siliconado altamente hidratante, com toque aveludado e sedoso, sem deixar oleoso. Previne o aparecimento de estrias, ressecamento e envelhecimento da pele Indicado para gestantes.
Ativos: Óleo de Macadâmia, Coenzima Q 10 Óleo de Oliva, Vitamina E e Amêndoa Doce.

Firmax- Promove ação firmadora atuando na flacidez. Ideal para ser aplicado em interno de coxa, braços, colo, glúteos, abdômen de pós parto, pós lipoaspiração ou qualquer região flácida. Estimulante do colágeno e da elastina, contém DMAE em nanotecnologia, o que garante maior
aproveitamento, permeação e eficácia do ativo firmador
Ativos:Nanovetor DMAE, Tens’Up ® Hydroxyprolisilane CN ® Vexel ® Ácido Hialurônico, D Pantenol

Referências:

OSTAPECHEM, CRISTIANE PEDROSA. ATUAÇÃO FISIOTERAPÊUTICA POR MEIO DA DRENAGEM LINFÁTICA NO PERÍODO GESTACIONAL. 2019.

ROZA, Thaís Andrade. A Drenagem Linfática manual aplicada em gestantes. Revista Estética em Movimento, v. 1, n. 1, 2018.

REBELLO, Patrícia Correa; MEJIA, Dayana Priscila Maia. Benefícios da drenagem linfática manual em paciente com edema de membros inferiores no sétimo mês gestacional. Faculdade Ávila. Disponível em: Acesso em, v. 14, 2017.

MOSER, Ivone. Cosmetologia: Como eu faço, v 1.Midiograf II Editora,2019.

Similar Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *