Crioterapia na Estética Corporal com Dermocosméticos
A crioterapia estética é uma técnica que resfria uma parte do corpo utilizando-se cremes ou aparelhos específicos para combater a gordura localizada e flacidez. Por isso, consiste na utilização de ativos capazes de diminuir a temperatura corpórea local que promovem efeito da termogênese obrigatória, que ocorre no metabolismo basal, gerando energia para homeostasia corpórea. Dessa forma gera gasto de energia, ativando a lipólise.
Esta técnica funciona, pois, ao resfriar a região que se quer tonificar, o músculo e a pele gastam energia para tentar compensar a alteração da temperatura ocorrendo a eliminação da gordura localizada. No entanto este tratamento não deve ser utilizado com exclusividade para perda de peso, sendo necessário fazer uma dieta hipocalórica, praticar exercícios regularmente, ingestão de água.
Os benefícios da crioterapia estética estão relacionados com o aumento do gasto energético local.
Exemplos de Ativos (nome popular):
Cânfora – é antisséptica, estimulante;
Mentol – é um composto orgânico obtido naturalmente a partir da extração do óleo essencial da folha da menta. Na qual, ativa os sensores responsáveis pela sensação de frio em nosso corpo, sendo assim, quando colocamos produtos à base de menta em contato com nosso corpo temos a refrescância imediata.
Em associações faz uma sinergia em seu resultado a centella asiática – ação reguladora e condicionante da pele; castanha da índia – adstringente estimulante; ginkgo biloba – antioxidante, complexo botânico – purificante e estimulante.
As principais indicações da crioterapia na estética incluem:
Melhorar o tônus da pele, ajudando a combater a flacidez;
Diminuir a circunferência das coxas, braços ou até mesma a cintura.
Principais Contraindicações:
- Não utilizar na região abdominal após alimentação, porque, após a refeição, a região abdominal realiza o processo de digestão e necessita de um aporte sanguíneo maior;
- Não utilizar na presença de patologias dérmicas, transtornos circulatórios;
- Não ocluir a região a ser tratada, isso dificulta a evaporação do produto.
- Evitar não utilizar em portadores de doenças gastrointestinais em quadro de dor;
Sugestão de protocolo para fazer esse tratamento no corpo deve-se seguir os seguintes passos:
Esfoliar a pele para que os ativos dos próximos estágios penetrem com mais facilidade no organismo;
Realizar uma massagem redutora em toda a região ou uma boa drenagem linfática; pode-se usar creme massagem redutor, que contenha cafeína, algas fucus, com ativos lipolíticos e/ou firmadores.
Passar um creme profissional para crioterapia estética que contenha cânfora, mentol por exemplo;(localizado)
Enfaixar bandagem de crepom ou algodão o local para manter o frio, deixando-o atuar por aproximadamente 20 minutos (sempre seguir as orientações de tempo de aplicação fornecida pelo fabricante). Mas, vale ressaltar que este tipo de faixa não oclui completamente, permitindo a evaporação.
Confira meu vídeo no YouTube, sobre criotermoterapia:
*Foto Google